24 abril 2013

A CRISE MANDA ABRIR OS OLHOS...

Um pais riquissimo em patrimónios fabricados por uma história comprida vai ser obrigado a abrir os olhos devido á crise...
Durante muitos anos nós assistimos a muita insemsibilidade que não desgarrava de muitas riquezas de um pais...A acomodação dormitava numa cadeira de baloiço enquanto o turismo passeava ao seu lado e abanava a cabeça e mormurava:como é possivel este pais tratar tão mal tanta riqueza?
Era assim que falavam de tanta grandeza existente na serra de sintra...quando sintra se tornou património mundial em 1995...Foram muitos anos a pedir que os portugueses aceitassem monumentos roubando-os á acomodação que geria um quadro abandalhado...
Muito do património riquissimo que vivia debaixo das árvores na serra era abandono para turista ver...Muitas imagens bonitas foram tiradas ao longe para convencer a unesco porque era ao longe que se viu este lugar durante muitos anos...O resultado apareceu em 1999 quando arde o chale da condessa e vários crimes escondidos metem a cabeça de fora...A vergonha perante a unesco obrigou a que nascesse parques de sintra-monte da lua para que um filme de terror não continuasse aqui com o seu soninho sob o comando de parque natural de sintra cascais...
Hoje a serra de sintra e tantos dos seus valores prejudicam a crise pois ela não gosta que se dê protecção ao sucesso...
Ela adora casas fechadas,hotéis em ruinas,parque de estacionamento que tarda em aparecer no centro histórico de sintra um dos lugares mais visitados de portugal...
A crise adora olhos fechados embalados numa cadeira de baloiço...
amigosdavilavelha.

1 comentário:

  1. Outra coisa é a Serra de Sintra ser para ricos. Sim para ricos. Porque quem não têm o dinheiro exorbitante que pedem para a entrada nos parques, fica de fora. Além disso é doloroso ver a serra a ser transformada num jardim para meninos ricos darem a sua passeata burguesa ao fim de semana. Não se gasta menos de 10 euros a ir a Sintra (transporte+bilhetes) Vá digam lá, blá blá blá incêndios, manutenção, degradação da floresta blá blá já sei disso tudo. A verdade é que Sintra é dos ricos. Nós os pobres somos condenados a uma vida urbana para aumentar ainda mais o sofrimento. A minha querida floresta, tanto que me faz falta, aquelas caminhadas longas de dias inteiros, o anoitecer, o vento, o fresco da tarde...A única floresta onde eu poderia ir (não tenho dinheiro para ir pra mais longe)...minha Sintra...roubada de mim e de todos que são como eu..aventureiros, apaixonados pela floresta! E escusam de me vir com a conversa "há mas é preciso dinheiro bla bla" "ah mas a manutenção da floresta" bla bla Ui, então não é, aquele chão todo aplanado e aquelas luzinhas para as senhoras não partirem o salto! E se lá estivermos...Aiiiii de quem fique após o por do sol, é expulso LOGO da floresta!!! Expulso da natureza!!! Despedaçarem ainda mais um coração e uma alma destruída que a nada já tem direito. Invejo profundamente a Escandinávia, as pessoas respeitam a floresta. A floresta é de todos. Aqui é dos ricos. Aqui isto é um país retardado em que o medo paranóico de incêndios e a falta de respeito pela floresta deu nisto. E depois Sintra como destino turístico é especulado e direccionado a ricos. Isto NÃO é evolução, evolução é na Escandinávia. Na Escandinávia incentiva-se a vida ao ar livre. Para todos! A floresta é das pessoas, é só ir! Não há muros nem portões entre a estrada dos pobres e a floresta dos ricos (há muitos anos andei por lá e sei bem o que digo) evolução escreve se assim: "allemansrätten" esta palavra define o direito de passagem, o DIREITO de circular livremente na natureza - na Escandinávia É UM DIREITO! Das pessoas todas, sem discriminação!!! Quem me dera ir para a Escandinávia. Mas não posso, por motivos de força maior. Portugal é dos ricos. Aqui tratam me como lixo. . Sintra é um exemplo. Eu sou pobre. Dantes ainda tinha Sintra. O único lugar onde me sentia livre e feliz. Agora, Sintra foi roubada, é vigiada como um banco ou uma prisão, quem deseja ir para a floresta como eu, livremente, sentir um pouco de vida em mim, do que me resta.. sem pressões de horas, ter um pouco de felicidade na vida...e a ser perseguido como um criminoso! Não me interessa que não concordem, esta é a realidade. Uma opinião, não desejo discussões. Compreendo as razões os motivos da manutenção da floresta bla bla e isso tudo (aliás é da minha área de estudos) MAS não significa que aceite. Não aceito. Porque me privaram da pouca felicidade que me restava. Dói! Muito. Digo o de lágrimas nos olhos. E não, ninguém entende o que isso e o quanto me faz sofrer.

    ResponderEliminar