22 janeiro 2010

A UNESCO E A VILA VELHA

Peritos da UNESCO tiveram em Sintra em Janeiro de 2010. As chefias em património mundial sintrenses tentaram dizer-lhe que a serra de Sintra esta a percorrer o caminho do futuro e que o centro histórico de Sintra ainda não o tem...
O património humano da vila velha ou centro histórico de Sintra nunca conheceu a UNESCO apesar de ser uma força viva de Sintra, com pleno direito de falar, de defender este lugar tão valioso. Uma chefia adequada ao centro histórico aproveitaria sempre as suas pessoas. Por isso é que os amigos da vila velha gostavam que este lugar diferente tivesse uma chefia diferente para lutar por um futuro bem feito, sem contágios feitos a pressa a cometer erros...
Esta é uma das razões porque o povo da vila velha é muito importante, pois tem de estar atento a construção do futuro. Aqui como na serra de Sintra tem de se proteger o que a unesco deu a esta terra.

Durante anos e anos pedimos uma chefia diferente para a serra de Sintra e tanto do seu património. Apareceu Parques de Sintra- Monte da Lua S.A. quando este lugar vivia vazio de tudo. Apenas aqui andavam guardas da natureza a vigiar abandono.
Mas hoje como ontem o futuro na serra de Sintra com P.S.M.L comete erros.
Pois não basta executar grandes obras para dar nas vistas. Em todo o espaço tem de aparecer sintomas de contagio.
Desde que o P.S.M.L chegou a serra, nunca quis aceder ao nosso conselho de criar neste lugar a manutenção permanente, e em vez disso coloca homens no terreno de monumento em monumento, fazendo com que não voltem ao mesmo local, durante bastante tempo ( manutenção ambulante).
Este erro cria más imagens constantemente durante o ano, em locais com bilhete de ingresso - ex: Castelo dos Mouros.

Observe as imagens por nós tiradas em Janeiro de 2010 e repare os acessos no interior do Castelo dos Mouros que é o monumento a seguir ao palácio da pena que fabrica mais dinheiro na bilheteira para P.S.M.L.
Escadas que desapareceram á anos e nunca foram colocadas para que os pés se agarrem as raízes que ali circulam fora da terra.
Observe também os caminhos do castelo que dão acesso as torres deste monumento.
O melhor seria ir em cima do muro pois é mais plano...
Sabem porque é que estas imagens feias duram vários anos neste monumento?
Porque o futuro neste lugar ainda não ofereceu ao castelo o que o contagio por ele pede a vários anos: manutenção permanente.
O castelo dos mouros a muito que quer a sua família... não basta ter aqui todos os dias apenas o segurança a cortar bilhetes...

Não é aqui colocada a organização ideal para que situações negativas fáceis de anular não fiquem aqui á luz do dia durante anos.
Estamos de acordo com o futuro que aqui acordou, mas tem sempre de ser amparado pela sensibilidade forte por este lugar.
As forças vivas de Sintra infelizmente apareciam na serra sob a jurisdição de P.S.M.L, só quando os erros estavam cometidos a muito tempo - nunca apareciam em cima da jogada, sabem porque?
Porque a serra de Sintra era diferente da vila velha - não tinha povo.
Aqui não se estava... tinha-se de aparecer para defender este lugar.
Na vila velha é diferente aqui existe povo, ele não aparece ele está neste lugar escondido e envergonhado.
O nosso contagio por Sintra,quer que as pessoas deste lugar único não saiam da fila e se preparem para aparecer com mais força quando se iniciar novos caminhos na protecção deste lugar.
A solução é entusiasmar as pessoas deste lugar a não estarem a ve-lo ao longe...
Talvez um dia a vila velha conheça a UNESCO...


" Os amigos da vila velha " têm estado tambem ao lado da serra de sintra desde 1980 ( amigos do castelo dos mouros)
- Observamos como existia aqui os serviços florestais de Sintra, o parque natural Sintra cascais e estivemos na chegada de parques de Sintra Monte da Lua S.A.
Temos um dossier bastante completo do contagio que aqui tem existido...

Os amigos da vila velha

Sem comentários:

Enviar um comentário