20 outubro 2009

ALÉM DA NEVE...

artigo editado em 2004 no jornal de Sintra


Em 2004 faz 50 anos que caiu neve na vila velha. aqui no centro de sintra nos dias 1 e 2 de fevereiro,as casas,as ruas e a vegetação até ao cume do castelo,ficaram cobertos de branco.
Os doentes do velho hospital de Sintra agarravam se as janelas.Os clientes do hotel neto corriam para o centro do paço.Os empregados da pensão Bristol brincavam com os bombeiros junto ao seu quartel na vila.As freiras na quinta do Saldanha davam saltos de alegria em cima do branco que caíra do céu.O sino da torre do relógio alem de dar horas sempre certas parecia bater com mais força para que toda a vila acordasse.
Manhã cedo a frase mais gritada pelos moradores da vila era " olha neve"...
Neste dia esqueceu se a vida e a gloria que se vivia no parque da liberdade oferecidas pelo hockey clube de Sintra ou outras vitorias da Sintra daquela época,pois estavam-se perante uma oferta dos deuses.
passaram 50 anos sobre esses acontecimentos - não temos neve mas tambem perdemos varios simbolos da vila que hoje em vez de serem futuro são escombros de patrimonio que vivere de cabeça erguida e que nos fazia tanta falta para apoiar quando se é património mundial e quando se tem mais turismo.
Quintas que cercam a vila ao abandono,hotéis decapitados,ruas sem luz,cargas e descargas a "balda" e a qualquer hora do dia,estacionamento em todo o lado,hospital agarrado a amadora.
a retirada do estacionamento no paço e o encerramento do hospital foram oferecidas á vila velha com a meiguice de mentiras e em troca deram lhe uma esplanada de madeira num poleiro.É só saudade de algum progresso que existia na vila velha há 50 anos quando caiu neve...


VÍTOR MARQUES ( os amigos da vila velha)

Sem comentários:

Enviar um comentário